04/09/2019 às 16h10min - Atualizada em 04/09/2019 às 19h51min

Escolha dos livros didáticos do PNLD começa hoje

FNDE divulgou nesta quarta-feira, dia 04, o prazo para a escolha dos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental.

DINO
https://conteudos.edocente.com.br/lp-kit-pnld

Começa nesta quarta-feira, dia 04, o período para a escolha dos livros didático que serão utilizados pelas escolas da rede pública de Ensino Fundamental 2 (anos finais) nos próximos 4 anos consecutivos.  

Os educadores, coordenadores e os diretores podem escolher as obras que mais se adequam ao método de ensino e concepção da instituição educativa. 

As obras a serem selecionadas referem-se aos componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental. Então os educadores que ainda não escolheram os livros didáticos do PNLD podem acessar o Guia disponibilizado pelo MEC e conhecer as obras aprovadas. 

Um exemplo são as coleções aprovadas das editoras Saraiva, Ática e Scipione. Os educadores podem conferir as 20 coleções aprovadas na integra nos portais das editoras. Estão disponíveis para escolhas as disciplinas: Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa. 

O FNDE enfatiza a mobilização do corpo docente da escola para a escolha e o registro dos livros didáticos no sistema PDDE Interativo/SIMEC.  Lembrando que a seleção dos materiais deve ser realizada de forma democrática e autônoma, mas somente o diretor da escola pode realizar o registro dos livros escolhidos no sistema. 

 

Informações sobre o registro das obras: 

  • O diretor da instituição precisa acessar o Sistema PDDE Interativo.  É importante enfatizar que apenas o diretor da escola poderá realizar o registro dos livros escolhidos. 
  • Caso a escola municipal não possua os dados para acessar o sistema, será preciso fazer uma solicitação na Secretaria de Educação. Já para a escola federal, o recebimento dos dados do sistema só será concluído após o envio do e-mail (livrodidatico@fnde.gov.br) com os documentos digitalizados de identificação e o CPF do diretor anexado. 
  • É importante que se tenha acesso ao computador conectado à internet para acessar o sistema PDDE. A indicação é que se utilize o navegador Mozilla, Firefox ou o Google Chrome. 

O sistema utilizado para o registro da escolha do PNLD ficou mais seguro, pois agora o acesso é vinculado ao CPF e senha do diretor. Mas, para evitar fraudes, o FNDE ressalta a importância desses dados serem de acesso exclusivo da direção da escola. 

 

PNLD - O que é Projeto Nacional do Livro Didático 

Muito importante para a educação brasileira, o PNLD é um programa desenvolvido pelo governo federal brasileiro para atender escolas públicas de educação básica. Por meio dele, obras didáticas e paradidáticas são disponibilizadas em todo território nacional. Seu objetivo é garantir, de forma gratuita, materiais de qualidade para instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. 



Website: https://conteudos.edocente.com.br/lp-kit-pnld
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp